segunda-feira, 30 de setembro de 2013
BRINCADEIRAS INFANTIS
CORDA
Pular corda é muito importante para o desenvolvimento motor da criança, exige dela: coordenação, equilíbrio,força nas pernas e coragem quando se quer entrar para pular com a corda já girando.
Incentiva o canto, favorece a desinibição, ajuda na alfabetização, no entendimento das rimas, enriquece o vocabulário, estimula o trabalho na memória e do foco da atenção. Contribui para assimilação de ritmo e orientação temporal e espacial. Favorece coordenação motora ampla, óculo pedal, óculo manual, noção de espaço, ritmo e interação.
Dá para pular corda sozinho ou em turma.
Na brincadeira coletiva, duas crianças , uma em cada extremidade, seguram e batem a corda para que outras pulem.
As crianças que estão pulando seguem comandos( com um pé, com dois pés, passar antes que a corda toque o chão) ou o que pede a letra de uma música. Os mais habilidosos conseguem pular duas cordas que são batidas quase ao mesmo tempo.
ZERINHO
É para brincar em grupo.
Um dos participantes pula corda e conta de zero a dez. Quando chegar ao dez, deve pular e falar alto: "SAL" . Nessa hora, a corda é batida devagar. Em seguida as crianças aumentam a velocidade da corda e o participante diz: "PIMENTA".
Por último, os participantes batem a corda bem rapidamente, e o participante diz: "FOGUINHO". Quando a criança erra, entra outra em seu lugar.
CANÇÕES PARA PULAR CORDA
*Com quem você pretende se casar?
Com loiro, moreno, careca, cabeludo
Mocinho, bonito do meu coração
Rei, capitão, soldado, ladrão?
Quando cantar ladrão, a dupla bate a corda acelerando o ritmo.
*A galinha pôs o ovo
O ovo caiu e se quebrou
Ai, meu Deus
O que é que eu faço
Pra pegar esse ovo
E me mandar daqui?
*O aluno pula corda e conta até dez, no dez diz SAL, então a corda é batida devagar, quando falar pimenta, bate rápido.
*Duas pessoas pulam, mas de um jeito diferente, o desafio é dançar enquanto saltam, fazer passinhos e até trocar de lugar com o parceiro.
* Cordinha
A criança diz cor-di-nha, cada sílaba corresponde a um pulo. Sai da corda e dá a vez a outro participante.
* Meninos e meninas
Entra um menino, 2, 3, 4, 5,..até que alguém erre, ou seja, pise na corda ou tropece. Depois é a vez das meninas.
* Cobra, cobrinha
Pular cinco vezes, cobrinha, cinco vezes o cobrão, cinco vezes morrinho e morrão.
* Papagaio louro, do bico dourado
manda essa cartinha pro meu namorado
se estiver aberta, deixe recado
se estiver fechada, bata na porta.
A, B, C, D, .....
*Ai, ai
O que você tem?
Saudades.
De quem?
Do cravo, da rosa e de mais ninguém
Subia na roseira.
Descia pelo galho
( Fala o nome de um colega ) me acuda, senão eu caio
Sai e entra quem foi chamado. O jogo continua até que todos tenham participado.
* Foguinho
Salada, saladinha
Bem temperadinha
Com sal, com pimenta
Fogo, foguinho
Quando falar foguinho, girar a corda rápido.
* Salada, saladinha
Bem temperadinha
Com sal, sem sal
Cebola, coloral
Pula dentro, pula fora
estica a corda e
Vai embora
* Marreco, marrequinho
Pato, patinho
Marreco, marrequinho
Vamos pular o ano inteirinho
Janeiro, Fevereiro, Março, Abril,......
* Um homem bateu em minha porta
E eu abri
Senhoras e senhores: põe a mão no chão
Senhoras e senhores: pulem em um pé só
Senhoras e senhores: Deem uma rodadinha.
E vá pro olho da rua.
Ra, re, ri, ro, rua!
*1, 2, 3,
Roda, valete, rei
4, 5, 6
Roda, valete, rei
*Quem é?
É o padeiro.
O que quer?
Dinheiro.
Pode entrar que vou buscar o seu dinheiro lá debaixo do travesseiro, na cama de solteiro
Girar a corda mais rápido e contar quantas vezes os alunos conseguem pular.
*Nega maluca - Qual a cor da sua peruca?
Azul, verde, preta, vermelha.....
ATIVIDADES COM CORDA
*FIO ELÉTRICO
Dois seguram a corda e os outros devem passar por baixo da corda, sem encostar, quem encostar leva um choque e sai da brincadeira.
*Cabo de guerra
* CHICOTE QUEIMADO
Em círculo, girar a corda junto ao solo, eles devem pular sem encostar na corda.
*PASSAR ZERINHO
Passar pela corda girando sem encostar na corda.
*AUMENTA, AUMENTA OU ALTURINHA
Passar a corda aumentando a altura da mesma.
* Distribuir as cordas pelo chão, em linhas retas, curvas, quebradas, propor aos alunos que andem pelo espaço sem encostar nas cordas. Na próxima atividade andar sobre a corda colocando um pé a frente do outro.
* CORDA EM UM GRANDE CÍRCULO
- pular para dentro e para fora com os dois pés;
- pular para dentro e para fora com o pé direito, depois com o esquerdo;
pular de lado com os dois pés juntos, para fora e para dentro.
* Amarrar a corda a uns 15 cm de altura e os alunos devem ultrapassar a corda;
caminhando normalmente
pulando com os dois pés juntos
pulando com afastamento antero-posterior das pernas.
* Entrar e sair da corda em movimento
* Com a corda formar no chão:
números
letras
figuras geométricas
* Em trios descobrir diferentes maneiras de passar e pular sobre a corda.
* Em duplas, um corre segurando a corda que deverá estar esticada no chão, o outro tenta pisar na mesma.
* Brincar de cavalinho ou carruagem
* Enrolar a corda, dar um nó e fazer uma espécie de bolinha com ela e após solicitar que os alunos façam uma série de exercícios como; colocar sobre a cabeça, andar na ponta dos pés sem deixar cair, sentar e levantar sem segurar a bola, prender entre os joelhos e saltar como um canguru.
* Cordas estendidas no chão, levantá-la segurando com os pés, transportar até determinado lugar.
MORTO OU VIVO
Um participante será o chefe. Os outros ficarão lado a lado em frente a ele. O chefe falará vários comandos. Se falar "vivo", todos deverão ficar em pé. Se falar "morto" deverão agachar. Quem se atrapalhar e errar o comando sairá do jogo. O participante que não errar nenhum comando será o novo chefe.
ELEFANTINHO COLORIDO
Deve ter pelo menos três participantes. Um deles é escolhido para ser o pegador. Ele fica na frente dos outros e diz:
-Elefantinho colorido!
O grupo responde:
- De que cor?
O pegador fala o nome de uma cor e corre para pegar os outros.
Se eles tocarem em algo que tenha a cor escolhida, ficam salvos. Senão, são capturados, o último a ser capturado será o novo pegador.
BATATA QUENTE
Deve ter três ou mais participantes. Uma criança será o líder. Ela vira de costas e diz:
-Batata quente, quente, quente...
Ela repete a palavra quente várias vezes e, quando quiser, fala bem alto:
- Queimou!
Enquanto isso, os outros participantes fazem uma roda e passam uma bola de mão em mão até ouvirem a palavra QUEIMOU.
Quem estiver com a bola nesse momento sai da roda. O último que sobrar será o vencedor.
VARIAÇÃO- Quem estiver com a bola nesse momento vai ocupar o lugar do líder.
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Eu tenho 22 anos e te garanto que a maioria dessas brincadeira eu já brinquei.
ResponderExcluirMoro num quintal onde só tem parentes e é muita criança aqui. Fico muito triste vendo essas crianças não tendo a infância que eu tive, eu e mais um primo meu que tem a mesma idade que a minha, até tentamos ensinar quando dá , mas é muito difícil. Ontem mesmo estávamos ensinando eles a pular corda e oh eles tem de 9 há 12 anos e se cansam muito fácil...
É difícil, mas estou determinada a dar pra eles o que foi mas importante na minha vida , que foi minha incrível infância.